Recebi esse texto por email e achei interessante mostrar a vocês como as coisas acontecem em nosso país.
Há uma semana, o governo da China
inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à
ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem
42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da
nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre , uma das mais vistosas promessas
da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o
colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9
quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.
Os números informam que, se o Guaíba
ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170
milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria
prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos
Transportes está arrendado, financiado por propinas, barganhas e
permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do
mundo.
Corruptos existem nos dois países, mas só o
Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma
ponte como a do Guaíba, o ministro e sua turmadariamgraças aos deuses se o castigo se limitasse à demissão, pois provavelmente seriam executados.
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