quarta-feira, 30 de março de 2011

Higiene antiga

Antigamente, a Higiene pessoal praticamente não existia e mesmo nos palácios mais luxuosos isso era precário. Naquela época quase não existia banheiro, muito menos banho, muito pelo frio e outro pela falta de água encanada. Para se ter uma idéia, as longas saias femininas, não eram usadas apenas por sua beleza, mas também para conter o mau cheiro que se exalava.

Quando se vê cenas de filmes antigos onde o lacaio abana seu amo, isso não ocorre por conta do calor, mas sim para se espantar o mau cheiro. E os grande jardins? Eram depósitos de excrmentos, quando se faziam festas, as pessoas usavam o jardim como banheiro.

Os casamentos eram realizados em junho, pois o primeiro banho do ano era tomado em maio, por isso conhecido pelo mês das noivas, e quando chegava em junho o cheiro ainda estava suportável. Entretanto os odores existiam e para disfarçar as noivas começaram a carregar buquês.

Os banhos eram tomados em uma única tina enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio de ser o primeiro, depois, sem trocar a água, iam vindo os homens por ordem de idade, depois as mulheres e por último as crianças. Os bebês, então, eram os últimos e quando era sua vez a água já estava tão imunda que era possível perder um bebê ali dentro. Daí a expressão em inglês "don't throw the baby out with the bath water", ou seja, "não jogue o bebê fora junto com a água do banho", usada para os apressadinhos.
Comentários
13 Comentários

13 Contrariedades:

  1. OMG !
    Que nojoooooooo !
    E ainda podemos perceber que os europeus preservam esses costumes . . rs.

    ResponderExcluir
  2. parei de fazer isso (brinks nunca fiz toma banho igual gente normal)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou Europeia e tenho bons hábitos de higiene, todos os dias tomo banho. Isso é um preconceito muito estereotipado!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,
    mas teria como colocar a fonte historiografica?

    ResponderExcluir
  5. Melhor rever as fontes né!!!!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não tenho as fones, chegou para mim por email assim mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Nessa mesma época...os "primitivos" índios e os bárbaros japoneses tomavam banho todos os dias...

    Bah!

    ResponderExcluir
  8. Muitos fatos aí me parecem exagerados e outros simplesmente inventados... mesmo assim, boa hostória...

    ResponderExcluir
  9. [post anterior]"Eu sou Europeia e tenho bons hábitos de higiene, todos os dias tomo banho. Isso é um preconceito muito estereotipado!" <- UHEUEHA! pra você ver como as pessoas se denunciam... NEM ESCREVERAM NADA RELACIONANDO À EUROPA!!!

    ResponderExcluir
  10. Marcelo,
    a fonte biografica por favor, Fiquei curiosa

    bjo

    ResponderExcluir
  11. Psrei de ler depois do .."nos palácios mais luxuoso "..

    ResponderExcluir
  12. Para quem se interessa pelo tipo de matéria
    http://www.elianebonotto.com/2010/12/habitos-de-higiene-no-mundo-e-no-rio.html

    ResponderExcluir
  13. Então, como disse, esse email chegou para mim sem a fonte, mas sugiro visitarem o site da Eliane, pois lá tem mais informações sobre o assunto.

    E realmente é muito engraçado as européias se defenderem, não existe nesse texto nenhuma referência à Europa. A Higiene é antiga, mas muito antiga mesmo, na época que nossos tataravôs eram bebês e se perdiam na água. :]

    ResponderExcluir