sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Charlie Hedbo

Sobre os atentados.

O jornal Charlie Hedbo publicava/fazia charges com piadas sobre religião, em uma dessas alguns terroristas se sentiram ofendidos e resolver matar as pessoas.

A maioria das pessoas condena as atitudes dos terroristas. Pois eles mataram e pela lei da maioria dos países e religiões a morte é crime.

A divergência de opinião está no fato das piadas serem impulso para a atitude ou não. Eu tenho convicção que eles só fizeram o ataque por causa das piadas, então é lógico que elas o impulsionaram, o que não quer dizer que não podem ser feitas. É um assunto muito delicado, pois diz respeito a liberdade de expressão.

Bom, se é liberdade de expressão, não deveria ter limite, mas existe sim um limite. Eu vejo o limite sendo apologia a crime, por exemplo, um texto racista, preconceituoso. Mas se olharmos bem, aquilo é preconceito também e para um grupo de pessoas, aquilo pode ser crime. Então, temos uma grande bola de neve se formando em torno de todas as piadas do mundo novamente. Aquela velha discussão do politicamente correto. Se uma piada pode ofender algum grupo, ela deve ser feita? Eu vejo que sim, mas as consequencias, existem também.

A liberdade é para os dois lados. Tanto para quem fez, quanto para quem não gostou. Bom, mas matar pessoas, não justifica. Pelo menos pelas regras que conhecemos, né? Ah não, existe pena de morte, humm, então pode matar quem pratica crimes e quem determina isso são as leis do país que tem esse critério. Então o lance é que o crime foi cometido na França e pelas regras de lá, pode fazer piadas, mas não pode matar quem faz, então, caso encerrado.

Ou você discorda?