sexta-feira, 1 de abril de 2011

Primeiro de abril

Hoje é dia primeiro de Abril! É mentira! Não, não é! Bom, para quem não sabe, nesse dia as pessoas falam mentiras, não que nos outros dias isso também não aconteça, mas é que esse dia as pessoas se esforçam mais para isso.

Quando eu era criança usava sempre a brincadeira falando que a Xuxa havia morrido, acho que na épica ela era a personalidade mais popular. Muitas pessoas caiam. Com o passar do ano eu perdi um pouco a vontade, sei lá, talvez não achasse mais graça...

Como surgiu?

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Conheça outras mentirinhas...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...