segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Utilidades do Sal


Sal + vinagre + farinha de trigo

Peças de decoração feitas de metal, estanho, bronze e cobre, bem como pias e maçanetas de portas podem ganhar brilho extra quando submetidas à limpeza com pasta de sal. Misture partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre e deixe de molho por três horas. Depois tire o sal com uma escova macia e passe um pano para lustrar.


Sal + amido de milho + água

O sal também pode poupar seu gasto com argamassa para tampar os indesejáveis buracos deixados pelos quadros. Isso porque uma pasta de partes iguais de sal, amido de milho e água é ideal para fechar buracos pequenos e rasos feitos nas paredes.


Sal + água

- Para evitar que móveis fabricados em vime branco não amarelem, limpe com água salgada.
- O sal afasta alguns insetos que podem sofrer desidratação ao entrarem em contato com ele. Prepare uma solução de sal com água e borrife nos cantos da casa para afastar formigas e outros insetos.
- A água salgada também afasta traças. Se você tem tapetes de lã, a dica é limpar o chão onde fica o tapete com água salgada. Se quiser realçar as cores dos tapetes, passe um pano umedecido com água salgada sobre o tapete, seguindo o sentido das fibras.
- Para evitar que o queijo meia-cura mof, enrole-o em um pano umedecido com água e sal antes de guardá-lo na geladeira.
- Depois de lavar a louça, mergulhe a esponja em uma solução de água salgada para evitar que micro-organismos ali se desenvolvam. A dica também vale para as tábuas (de cortar pão, carne e legumes) de madeira. Depois de lavá-las, vale passar um pano embebido em água salgada. Além de ajudar a desinfetar a tábua, deixará a madeira mais bonita.
- Jogue um pouco de água bem salgada no cano da pia da cozinha para evitar entupimentos causados pelo acúmulo de gordura.
- Borrife água salgada na casinha dos cachorros e deixe agir por uma hora. Isso ajuda a afastar as pulgas.


Sal + óleo

- Faça uma pasta oleosa com sal para retirar as temidas manchas de copos sobre as mesas de madeira. Faça na proporção de uma medida de sal para duas de óleo, de maneira que a pasta fique rala. Depois, passe um pano seco para retirar a pasta.
- Em um vasilhame de plástico coloque uma colher de chá de sal e acrescente quatro colheres de chá de álcool e já estará pronto um poderoso tira-manchas de tapetes. Basta misturar bem a solução e aplicá-la sobre aquelas manchas gordurosas dos tapetes.
- Errou na medida e viu sua torta trasbordar no forno? Borrife água salgada misturada à canela em partes iguais. A solução serve para eliminar o mau cheiro de comida queimada. Depois basta tirar o sal seco com uma escova macia e executar sua limpeza normal.


Sal + bicarbonato

- Em um litro de água, acrescente uma colher de bicarbonato e uma colher de sal. Essa solução é ótima para limpar a geladeira, já que ajuda a eliminar maus odores sem o uso de produtos químicos.
- Para tirar o amarelo das roupas de algodão e linho brancos, use as mesmas proporções da receita anterior. Desta vez, leve a mistura ao fogo e ferva as peças nessa solução.
- Para ver sua prata mais brilhante, a mistura deve incluir três colheres de sal, três colheres de bicarbonato e um litro de água. Deixe sua prataria mergulhada nessa solução durante trinta minutos.


Sal + limão + vinagre

- Vinagre, sal e limão não são só um delicioso tempero, como também um agente eficiente para eliminar manchas de mofo. Em uma solução com esses ingredientes em partes iguais, mergulhe as peças manchadas e leve diretamente ao sol e deixe secar. Só depois proceda a lavagem normal.
- Para retirar manchas de suor das roupas, dissolva quatro colheres de sal em um litro de água e deixe as peças manchadas de molho por 3 horas.
- Antes de plantar as mudas em seus vasos definitivos, deixe o vaso de molho em vinagre salgado e depois o enxágue bem com água corrente. Assim você evita o aparecimento de fungos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário