quarta-feira, 8 de junho de 2011

TOC, você também tem algum!

Você sofre de TOC? Para quem não sabe, é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos. Estes pensamentos são idéias persistentes, impulsos ou imagens que ocorrem de forma invasiva na mente da pessoa, gerando muita ansiedade e angústia. Alguns exemplos de compulsão são o ato de lavar as mãos ou tomar banho repetidamente, conferir reiteradamente se esqueceu algo como uma torneira aberta ou a porta de casa sem trancar.

Veja abaixo algumas celebridades que sofrem de TOC:



1. Cameron Diaz
Apesar de ser uma pessoa pública, Cameron Diaz não suporta compartilhar germes e "fluidos" com outras pessoas, aliás, quem gosta? Mas a atriz tem sérios problemas. Ela admite que esfrega as maçanetas tão forte - antes de entrar em algum lugar - que as deixa brilhando. Além disso, ela tem mania de limpeza. Lava as mãos e o piso várias vezes durante o dia, e usa os cotovelos para abrir portas, tudo isso para não pegar germes de outras pessoas.

2. David Beckham
O jogador de futebol odeia objetos que formem números ímpares e é obcecado por simetria - se a soma de objetos der um resultado ímpar, ele pega uma das coisas e guarda bem longe dele, para dar um resultado par. Além disso, antes de descansar em um quarto de hotel, ele coloca todos os livros e panfletos em conjuntos dentro uma gaveta. Talvez isso justifique o fato do jogador ter apenas 2 filhos, mas e se vier um terceiro, o que ele fará?

3. Alec Baldwin
Alec Baldwin diz que desenvolveu uma fixação por limpeza ao longo dos anos. Além disso, ele afirma que pode entrar em casa e dizer se um livro está fora do lugar, e insiste em fazer as tarefas domésticas antes que sua empregada faça. É o patrão dos sonhos de qualquer empregada doméstica.



4. Jennifer Love Hewitt
Jennifer Love Hewitt afirma que não consegue dormir se existirem portas abertas na casa - incluindo as portas do armário da cozinha e do guarda-roupas. Ela acha que herdou o TOC da mãe.

5. Charles Darwin
Não são apenas as celebridades contemporâneas que sofrem de TOC - existem provas de que Darwin também sofria de transtorno obsessivo compulsivo. Entre uma lista de fobias estão: transtorno do pânico, agorafobia e hipocondria.

6. Luciana Vendramini
Luciana Vendramini teve graves crises de TOC. Ela conta que já chegou a ficar 10 horas no banho, esperando um "sinal" para sair dele. Luciana afirmou que passava os dias exausta, pois chegava a passar seis horas levantando e deitando na cama, como um ritual. Segundo ela, boa parte dos problemas desapareceram, com tratamento.

Se você identificou-se com alguns dos problememas, a ASTOC (Associação de Portadores de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno Obsessivo-Compulsivo) divulgou uma lista que ajudará a definir se você tem TOC ou não:

É TOC: Lavar as mãos 100 vezes por dia, até elas ficarem vermelhas e em carne viva.
Não é TOC: Infalivelmente, lavar as mãos antes de cada refeição.

É TOC: Fechar e tornar a fechar a porta antes de ir para o trabalho todo dia por meia hora.
Não é TOC: Verificar e tornar a verificar se a porta de casa e as janelas estão fechadas todas as noites antes de ir para a cama.

É TOC: Guardar por 19 anos jornais "por acaso", sem nenhum sistema de arquivamento ou busca.
Não é TOC: Dedicar todo tempo livre e dinheiro para montar uma coleção de arte.

É TOC: Necessitar bater de leve na moldura de uma determinada porta 14 vezes antes de entrar.
Não é TOC: Um músico que repete uma passagem difícil várias vezes até obter a perfeição.

É TOC: Gastar horas colocando em ordem alfabética todos os itens do armário da cozinha.
Não é TOC: Não ir embora do escritório até que a mesa esteja limpa e as gavetas, vazias.

Recebido por email. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário