sábado, 9 de abril de 2011

O Tamanho do tanque de combustível

O ônibus espacial americano, o Space Shuttle, utiliza dois tanques de combustível sólido (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-los mais largos, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.

A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas. Esse tamanho é originado da Inglaterra, que foi o país colonizador dos EUA e portanto eles que construiram as estradas de ferro por lá. A inglaterra definiu esse tamanho, pois as empresas que construiam o vagões eram as mesmas que faziam as carroças e usavam o mesmo padrão. As carroças tinham essas medidas, porque assim era o tamanho das estradas antigas da Europa. Essas estradas foram abertas pelos Romanos no Antigo Império, na época em que cruzavam a Europa conquistando territórios. As estradas tem o tamanho próprio para passsar por ela uma Biga Romana. E o tamanho dessas Bigas foi definido pela o tamanho de duas bundas de cavalos.

Pois é, o tanque de combustível mais avançado da engenharia mundial, tem seu tamanho definido pelos traseiros dos cavalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário