quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dicas para investir na Bolsa

1 - SEJA MAIS CAUTELOSO
A recomendação dos especialistas é que o investidor corra menos risco. "Quando há neblina na estrada, o melhor é andar devagar", diz Alexandre Póvoa, sócio da gestora de recursos Modal. Isso vale para fundos multimercados agressivos, investimentos em ações e contratos da BM&F.

2 - NÃO FAÇA MUDANÇAS BRUSCAS NO PORTFÓLIO
Quem decidiu que irá colocar 35% de seu patrimônio em fundos DI, por exemplo, pode alterar esse índice em, no máximo, 10%. "O que o investidor não pode fazer é mudar seu perfil em razão de uma conjuntura de mercado", diz Rodrigo Lopes, diretor da gestora Banif Nitor.

3 - APROVEITE AS OPORTUNIDADES DA RENDA FIXA
Por causa da crise, muitas empresas devem emitir títulos de dívida pagando juros mais atraentes do que os de 2007. Para o pequeno investidor, há fundos que aplicam nesse segmento.

4 - NÃO MONITORE A BOLSA TODOS OS DIAS
É obrigação do investidor acompanhar o retorno de suas aplicações. Monitorar o mercado todos os dias, porém, é má idéia, especialmente em momentos de turbulência."Esse é o primeiro passo para fazer algo impulsivo, o que, num mercado volátil, pode gerar grandes perdas", diz Mário Felisberto, diretor de investimentos do HSBC.

5 - INVISTA EM AÇÕES DE PERFIS DIFERENTES
Nem sempre os altos e baixos das ações têm explicações lógicas. A desconfiança dos investidores pode fazer o valor de mercado de uma empresa desabar. Para se proteger disso, o recomendado é diversificar a carteira de ações."Se for aplicar num fundo, escolha um que tenha mais de 30 papéis", diz Aquiles Mosca, estrategista do ABN Amro.

6 - IPOs: NÃO COMPRE PARA VENDER NO MESMO DIA
Embolsar ganhos rápidos aplicando por um único dia nas ações de empresas que abrem o capital promete ser cada vez mais difícil. No passado, as fortes altas registradas no primeiro dia de pregão de muitas companhias foram motivadas pelo apetite de investidores estrangeiros. Agora, o interesse deles está menor, assim como a valorização das ações.


Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário