terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Receita :: Tarte de maça Reineta

Ingredientes:

Para a massa:

O interessante é usar massa folhada de compra. É muito mais fácil e fica melhor porque não precisa esperar aquele tempo para a massa repousar. Mas quem preferir fazer a massa, os ingredientes são:

125 grs de farinha
75 grs de margarina
50 grs de açúcar
1 ovo
raspa de limão

Para o creme:

75 grs de açúcar
2,5 dl de leite
30 grs de farinha
1 casca de limão
1 ovo

Para a cobertura:

4 maçãs reinetas
geleia de maçã em quantidade suficiente para barrar as maçãs por cima no fim.


Preparação

Massa: deite a farinha numa tigela faça um buraco ao meio e deite a margarina e o açúcar; amasse bem. Junte o ovo e a raspa do limão, amassando bem até conseguir formar uma bola. Depois deixe a massa repousar um bocado e nesse entretanto prossiga com o creme.

Creme: ferva o leite com a casca de limão. Misture a farinha com açúcar e junte os ovos; mexa bem e junte, aos poucos, o leite fervido. Leve ao lume, mexendo sempre até ferver.
Depois do creme feito pode voltar de novo à massa para a tender com um rolo enfarinhado assim como o superfície da bancada de cozinha onde vai trabalhar. É importante enfarinhar tanto o rolo como a bancada para a massa não se pegar a nenhum deles. Em seguida forre a forma com a massa e despeje o creme que fez ao lume. Por fim, passe para a fase da cobertura.

Cobertura: Descasque as maçãs e retire-lhes as sementes, depois corte-as às tirinhas e disponha-as por cima do creme até o cobrir totalmente, como pode ver na fotografia abaixo.
Em seguida leve ao forno ligado para temperatura média (+/- 180 graus) e por cerca de 30 ou 40 minutos, consoante goste da tarte mais ou menos dourada.
Quando atingir o tom dourado que deseja, retire do forno e pincele com a geleia de maçã.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...