domingo, 29 de janeiro de 2012

O quanto é correto ajudar os amigos?!


O quanto é correto ajudar os amigos?!

Recentemente recebi um email em um grupo que participo de um camarada dizendo como burlar o teste do bafometro, no email ele detalhava como funcionava o aparelho e o que você deveria fazer para sair ileso de uma blitz. Logo após o email do rapaz, vieram outros tantos criticando a atitude do mesmo, que ele não tem coração, que está protegendo bandido, que se ele tivesse perdido alguém da família e tal.

Pensei na intenção do rapaz em ajudar alguns amigos, amigos estes que ele nem deve conhecer, a se livrar de multas, aprienção ou quem sabe até prisão. o que me veio na mente é como mudamos de lado de acordo com a necessidade. Dificilmente queremos o mal de algum conhecido, amigo ou parente, dificilmente. São poucas as pessoas que conseguem agir com o senso de justiça em um momento de erro de um amigo. Vou ser mais específico, vou considerar somente parente próximos.

Imaginemos que seu pai, beba um pouco além da conta e pegue o carro em seguida e acaba causando um acidente, matando duas pessoas em outro veículo. O que você acha que deveria acontecer com ele? O certo, na minha visão é ir preso, mas é seu pai, será que você acha isso mesmo? Como fica isso? Você conhece seu pai, sabe que ele é uma boa pessoa, que não faz mal à ninguém, entretanto ele cometeu um erro.

Já ocorreu comigo situação parecida e diferente dos meus familiares eu tive a opinião diferente deles, queria que a pessoa pagasse pelo que fez, o caso foi mais tranquilo, o que ele fez não chega a ser algo grandioso, mas eu acredito que ele deva pagar pelo que fez. O grande problema nesse caso é que nossa cadeia é não reabilita ninguém, então se essa pessoa fosse realmente presa provavelmente iria voltar pior do que entrou.

É uma situação bem complexa de se avaliar. Qual a sua opinião a respeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário