sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como você quer sua vida?



Um barco ancorou em uma pequena vila mexicana. Um turista americano elogiou o pescador mexicano pela qualidade do seu peixe e perguntou quanto tempo ele levou para pescá-los. 
- Não muito tempo - respondeu o mexicano.

- Mas então, por que você não ficou mais tempo fora e pescou mais? - perguntou o americano.

O mexicano explicou que a sua pequena pescaria foi suficiente para satisfazer suas necessidades e as de sua família.

O americano perguntou: 
- Mas o que você faz com o resto do seu tempo?

- Eu durmo tarde, pesco um pouco, brinco com meus filhos e dou um cochilo depois do almoço com minha esposa. À noite eu vou à vila para ver meus amigos, tomar alguns drinques, tocar violão e cantar algumas músicas. Eu tenho uma vida cheia.

O americano interrompeu:
- Eu tenho um MBA em Harvard e posso ajudá-lo! Você deve começar a pescar todos os dias. Você pode, então, vender o peixe extra que você pesca. Com a receita extra, você pode comprar um barco maior. Com o dinheiro extra que o barco maior irá lhe proporcionar, você pode comprar um segundo, um terceiro e assim por diante até que você tenha toda uma frota de pesqueiros. Em vez de vender o seu peixe a um intermediário, você pode negociar diretamente com as grandes indústrias e talvez até mesmo abrir sua própria fábrica. Você pode então deixar esta pequena aldeia e mudar para a Cidade do México, Los Angeles, ou mesmo Nova York! De lá você pode comandar o seu grande empreendimento.

- Quanto tempo levaria? - perguntou o mexicano.

- Vinte, talvez vinte e cinco anos - respondeu o americano.

- E depois disso?

- Depois? Bom, meu amigo, aí é quando fica realmente interessante - respondeu o americano, rindo - Quando o seu negócio ficar realmente grande, você pode começar a comprar e vender ações e fazer milhões! 

- Milhões? Sério? E depois disso?

- Depois disso você poderá se aposentar, viver em uma pequena aldeia perto da costa, dormir tarde, brincar com seus filhos, pescar alguns peixes, dar um cochilo depois do almoço com sua esposa e aproveitar suas noites bebendo e desfrutando da companhia de seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário