domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cultura ou Natureza

Texto que eu escrevi em 2009.

-----------------------------------------------------------------------
Em uma discussão entre amigos, em minha casa, falamos sobre o comportamento homossexual, se isso é genético ou cultural. Opiniões distintas e muita discussão sobre o assunto. Alguns alegando que a pessoa nasce com essa característica, mas outros discordando e argumentando que alguma coisa durante a vida dessa pessoa influenciou a essa decisão.

Ao final da discussão eu cheguei a conclusão que todos nós nascemos com certos limites a aceitar todo tipo de coisa, mas que nossa criação e vivência nos influência a aceitar, descobrir, experimentar certas sensações. Ainda não tenho um certo conceito formado sobre o assunto, pois é algo bem complexo ao meu ver. Li algumas coisas sobre o assunto, vejo muita gente com sérios preconceitos com isso e imagino a seguinte situação. Se a pessoa nascesse em uma sociedade homossexual, será que o que tem preconceito seria um homossexual ou seria uma pessoa menosprezada pela sociedade por não querer ser?

Muita gente se adapta a sua sociedade por medo da repressão de sua opinião, mas existem pessoas que gostam ou querem ir contra a maioria e lutam por seus direitos minoritários. Baseando-se nessa informação eu poderia considerar que existem homossexuais que se passam por heteros por medo de repressão, preconceito, discriminação e afins. Agora, será que existem hetero que se passam por homossexual para implicar com a maioria. Eu particularmente, gosto de implicar com alguém que tem uma opinião preconceituosa ou julgadora demais, mas passar por isso não seria minha praia, mas será que existem pessoas que passariam por isso?

Voltando ao foco da Natureza ou cultura, como explicaríamos as crianças homossexuais? Meninos que possuem comportamentos femininos e meninas que possuem comportamentos masculinos, será que isso é genético ou uma forma de imitar a mãe ou o pai. Sabe-se que a criança tenta imitar os adultos mais próximos. Eu ainda acho que esse assunto não deveria se limitar em natural ou cultural, ainda acredito que existem outros fatores que podem influenciar, mas eu não saberia definir. Mas e você, sabe definir?
-------------------------------------------------------

Nem muitas coisas mudaram depois que escrevi esse texto, eu tenho uma personalidade que muda facilmente de opinião de acordo com as coisas que vivencio, eu chamo isso de amadurecimento, tem gente que chama falta de personalidade, enfim...

É um assunto polêmico, mesmo em tempos atuais. Não deveria ser, mas ainda existe muito preconceito sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário